escola solidária

escola solidária

quarta-feira, 2 de julho de 2014

POEMAS PELA PAZ

Não sei por que os homens queimam florestas
matamos animais e se matam uns aos outros,
esquecendo-se da bondade e da paz.
Temos medo de andar à noite nas ruas;
não saímos de casa;
não confiamos em ninguém.
Temos tantos inimigos à nossa volta,
negros como a noite,
temíveis como as cobras.
 
Não sei por que existem guerras,
mortes, abandonos, conflitos,
violência infantil, violência doméstica!
 
É preciso amar os outros,
compreendê-los, ouvi-los,
refletir sobre o que somos,
sobre o que queremos.
É preciso ter esperança num mundo melhor!
 
Ricardo Gaspar, 9ºA
2013/14
 
 
 
Eu sonho com um mundo
em que possa ver todos os dias
a beleza do sol nascente e
o anoitecer estrelado.
Eu sonho com um amor profundo,
com uma amizade sem preço.
 
Acredito que para alcançar este sonho
temos que reconhecer os nossos erros,
as nossas maldades.
Temos de ser sensatos com o outro,
temos de voltar atrás e corrigir,
apagar o mal que fizemos.
 
Para construir um mundo melhor
é preciso acreditar no futuro,
na nossa inteligência;
é preciso respeitar os outros;
é preciso não ser preconceituosos,
violentos, intolerantes!
 
Luís Rodrigues, 9ºA
2013/14
 
Se eu pudesse ter o poder de transformar o mundo
Eu transformaria tudo em paz
 
Se eu pudesse ter o poder de ser contra o preconceito
Eu transformaria os corações dos homens
 
Se eu pudesse não existiria diferença entre brancos e negros
Eu os trataria da mesma forma, como irmãos
 
Se eu pudesse acabaria com a destruição das florestas e dos animais
Eu faria o homem preservar a natureza
 
Se eu pudesse encheria o coração dos homens de amor
Eu faria o ódio desaparecer e a amizade reinar
 
Ah! Se eu pudesse, se eu pudesse...
 
 
Joana Peres, 9ºA
2013/14 

Sem comentários:

Enviar um comentário